sábado, 21 de agosto de 2010

Livro com fotos inéditas do "pai" do Fotojornalismo


Chegou esta semana no Brasil o Livro "Henri Cartier-Bresson - O Século Moderno".
Livro-catálogo da mostra realizada este ano no MoMA, em Nova York, Peter Galassi, curador-chefe do departamento de fotografia do museu, promete revolucionar o que já se sabe sobre a vida e obra de um dos maiores fotógrafos do século XX.

É a primeira publicação feita com acesso irrestrito à coleção e aos arquivos da Fundação Henri Cartier-Bresson de Paris. Com mais de 450 ilustrações, reúne tanto imagens consagradas quanto algumas inéditas até para os especialistas, garimpadas entre milhares de documentos do artista.

Em seu ensaio, Galassi apresenta uma nova leitura da abrangência obra do fotógrafo, desde suas inovações surrealistas do início dos anos 1930 até sua atuação como um dos principais fotojornalistas da história. A seção “Pontos de Referência”, quase um livro em si, traz os mapas com os roteiros das incessantes viagens de Cartier-Bresson durante mais de quarenta anos, além de bibliografia de suas publicações na imprensa, filmografia e cronologia de suas principais exposições fotográficas e livros.

O livro já está a venda nas livrarias... Editado no Brasil pela Cosac Naify, o preço pode variar entre 150 e 185 reais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário